Cezar Sena[1]
Em tempos de excessos e distrações e redes
sociais, a disciplina se revela determinante para o sucesso dos alunos e o
futuro da nossa sociedade. Longe de ser mera imposição, ela é a base para um
aprendizado eficaz, um desenvolvimento integral e uma vida com propósito. A
disciplina ajuda na concentração, respeito, responsabilidade e autogestão,
permitindo que os alunos alcancem seu potencial máximo.
Imagine um ambiente escolar onde há
disciplina, o respeito é mútuo e a responsabilidade é compartilhada, onde os
alunos se sentem motivados a cumprir prazos e a se dedicar aos estudos. Esse é
o poder da disciplina bem aplicada, que se manifesta em melhores notas, maior
engajamento nas atividades e um senso de pertencimento e realização pessoal.
Em sua pesquisa sobre a mentalidade de
crescimento (growth mindset), Dweck demonstra que a crença de que as
habilidades podem ser desenvolvidas por meio de esforço e dedicação (em
oposição a uma mentalidade fixa, que assume que as habilidades são inatas e
imutáveis) está associada a maior resiliência e sucesso (DWECK, 2017). A
disciplina, nesse sentido, é vista como um meio para cultivar essa mentalidade,
incentivando os alunos a abraçarem desafios (como a resolução de problemas
complexos), a persistirem em seus esforços (mesmo diante de dificuldades) e a
aprenderem com seus erros (em vez de se sentirem derrotados). Um professor pode
promover a mentalidade de crescimento ao elogiar o esforço e o progresso dos
alunos, em vez de apenas o talento natural, e ao enfatizar a importância da
prática e da perseverança para o aprendizado.
Como sabemos, a disciplina transcende os
muros da escola. Ela é fundamental para a vida profissional, social e pessoal. Estudantes
disciplinados se tornam cidadãos responsáveis, engajados e perseverantes,
capazes de tomarem decisões conscientes e de contribuir para o bem-estar da
sociedade. A disciplina é essencial para o desenvolvimento profissional e
pessoal.
E agora? Qual o seu papel diante da
disciplina? Sugiro algumas possibilidades de ações para pais, professores e
comunidade:
- Responsáveis: Incentivem a organização
e a responsabilidade em casa. Estabeleçam rotinas de estudos, definindo
horários para tarefas e descanso. Ensinem seus filhos a gerenciarem seu
tempo e a priorizar as atividades, utilizando ferramentas como agendas,
calendários e aplicativos de organização.
- Professores: Criem um ambiente de
aprendizado positivo e inspirador. Apliquem estratégias eficazes de
disciplina, como o uso de reforço positivo, a definição de metas claras e
o feedback individualizado. Incentivem a participação dos alunos
nas aulas, promovendo debates, trabalhos em grupo e projetos práticos.
- Comunidade: Apoiem iniciativas que
promovam a disciplina e a cidadania. Participem de projetos sociais,
programas de voluntariado e campanhas de conscientização que visem o
desenvolvimento dos jovens. Ofereçam oportunidades para jovens em situação
de vulnerabilidade, auxiliando-os a desenvolver suas habilidades e a
alcançar seus objetivos.
Em um ambiente escolar, a disciplina,
quando vista como um esforço conjunto para criar um ambiente de aprendizado
positivo e produtivo, fortalece o senso de comunidade e incentiva a colaboração
entre os alunos. Isso significa que, quando os alunos acreditam que são capazes
de trabalhar juntos para manter a ordem e o respeito na sala de aula, eles se
sentem mais motivados a seguir as regras e a apoiar uns aos outros (BRANDURA, 1997).
Um exemplo prático seria a criação de um código de conduta elaborado em
conjunto por alunos e professores, definindo expectativas claras de
comportamento e promovendo um senso de responsabilidade compartilhada.
Perrenoud, com seus trabalhos sobre as
competências para ensinar, destaca a importância da organização, da gestão da
sala de aula e da criação de um ambiente de aprendizado favorável como
elementos cruciais para o sucesso do professor (PERRENOUD, 2000). Ele argumenta
que um professor eficaz deve ser capaz de estabelecer rotinas claras, de lidar
com conflitos de forma construtiva e de criar um clima de respeito e confiança
em sala de aula.
Para que possamos compreender plenamente a importância da disciplina como um motor para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, e reconhecer os efeitos negativos da indisciplina em seu desempenho acadêmico, convido você a analisar o quadro comparativo a seguir. Este recurso visual oferece um panorama completo sobre os benefícios de um ambiente escolar estruturado e as consequências de um cenário caótico, incentivando a reflexão e a adoção de práticas que promovam a disciplina e o sucesso dos estudantes. O quadro apresenta as vantagens de um ambiente disciplinado e as desvantagens da indisciplina em todos os ascpectos.
Portanto a disciplina é um investimento.
Ao cultivá-la, estamos capacitando nossos jovens para enfrentarem os desafios
do século XXI e construir um mundo melhor. Não espere! Comece hoje mesmo a
promover a disciplina em sua casa, na escola e na comunidade. O futuro dos
nossos jovens depende disso, e o futuro da nossa sociedade também. Ao
investirmos na disciplina, estamos investindo em um futuro mais próspero, justo
e sustentável para todos.
REFERÊNCIAS
BANDURA,
Albert. Autoeficácia: como alcançamos o êxito. Tradução de Sandra Maria
Mallmann. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DWECK,
Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. 1ª ed. São Paulo : Objetiva,
2017.
PERRENOUD,
Philippe. 10 novas competências para ensinar. Tradução de Donaldies
Filgueira. Porto Alegre: Artmed, 2000.
QUADRO COMPARATIVO ENTRE DISCIPLINA X
INDISCIPLINA
Aspecto |
Disciplina (Vantagens) |
Indisciplina
(Desvantagens) |
Ambiente |
Clima
positivo, respeito mútuo, foco nas tarefas, segurança física e emocional.
Favorece a colaboração em projetos e estudos, reduz o estresse e a ansiedade,
promovendo um ambiente de aprendizado mais eficaz. |
Clima
tenso, desrespeito, distração constante, insegurança física e emocional.
Dificulta a colaboração em grupo, aumenta o estresse e a frustração, criando
um ambiente hostil ao aprendizado. |
Desempenho |
Melhores
notas em avaliações, engajamento ativo nas atividades, organização do tempo e
materiais. Aumenta as chances de aprovação em exames e de sucesso acadêmico,
preparando para desafios futuros. |
Notas
baixas, desinteresse pelas aulas, desorganização com horários e tarefas.
Aumenta o risco de reprovação, evasão escolar e dificulta o desenvolvimento
de habilidades essenciais para a vida. |
Habilidades |
Autogestão
do tempo e tarefas, responsabilidade com compromissos, foco na execução,
ética profissional e pessoal, resiliência diante de obstáculos, liderança em
projetos e equipes. Desenvolve pensamento crítico, problem-solving e
criatividade. |
Dificuldade
de autogestão, irresponsabilidade com prazos, falta de foco em atividades,
impulsividade nas decisões, falta de ética, baixa resiliência a críticas.
Dificulta o problem-solving, o pensamento crítico e a capacidade de
inovação. |
Relacionamentos |
Melhores
relações interpessoais, respeito às diferenças, colaboração em equipe,
comunicação eficaz e assertiva, empatia com os colegas. Facilita a resolução
de conflitos de forma construtiva, promovendo um ambiente harmonioso. |
Dificuldade
em construir relacionamentos saudáveis, desrespeito às opiniões alheias,
competição excessiva, comunicação ineficaz e agressiva, falta de empatia.
Aumenta a probabilidade de conflitos e isolamento social. |
Futuro |
Sucesso
profissional, melhores oportunidades de emprego, carreira gratificante e
bem-sucedida, contribuição social positiva para a comunidade. Maior
realização pessoal, satisfação com a vida e qualidade de vida. |
Sucesso
profissional limitado, menos oportunidades no mercado de trabalho,
dificuldade em construir uma carreira estável, contribuição social reduzida.
Menor realização pessoal, insatisfação com a vida e baixa qualidade de vida. |
Saúde
Mental |
Reduz
o estresse, a ansiedade e a depressão, promovendo o bem-estar emocional e
psicológico. Aumenta a autoconfiança, a autoestima e o senso de propósito na
vida. |
Aumenta
o estresse, a ansiedade e a depressão, prejudicando o bem-estar emocional e
psicológico. Diminui a autoconfiança, a autoestima e o senso de propósito na
vida. |
Impacto
Social |
Cidadãos
responsáveis e engajados com a sociedade, participação ativa na comunidade,
contribuição para um mundo mais justo e igualitário. |
Cidadãos
menos responsáveis e engajados, participação limitada na comunidade,
contribuição reduzida para a sociedade e para o bem-estar coletivo. |
Essência |
A
disciplina cria um ciclo virtuoso de aprendizado e desenvolvimento contínuo,
impactando positivamente todas as áreas da vida, desde o âmbito pessoal até o
profissional e social. |
A
indisciplina gera um ciclo vicioso de fracasso e dificuldades, limitando o
potencial dos indivíduos e prejudicando a sociedade como um todo, com
consequências negativas em diversas áreas. |
[1] Mestre em Educação – PUC/SP;
Especialista em Gestão – USP; MBA em Gestão Empreendedora – UFf; Neuropsicopedagogo - Censupeg. Diretor de
Escola Estadual; Prof. Universitário; Escritor, Coach e Palestrante. Insta: @cezar.sena / Youtube: @podsena
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