Pais brilhantes, professores fascinantes – Augusto
Cury. – Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas.
Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no
presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um
garimpeiro que procura tesouros do coração. p.9
As crianças e jovens aprendem a
lidar com fatos lógicos, mas não sabem lidar com fracassos e falhas.
Aprendem a resolver problemas matemáticos,
mas não sabem resolver seus conflitos existências. P.12
O sofrimento nos constrói ou nos
destrói. Devemos usar o sofrimento para construir a sabedoria. Mas quem importa
com a sabedoria na época da informática. P.13
Bons professores estão estressados
e gerando alunos despreparados para vida. Bons pais estão confusos e gerando
filhos com conflitos.
Precisamos ser educadores muito
acima da média se quisermos formar seres humanos inteligentes e felizes,
capazes de sobreviver nessa sociedade estressante. P.16
Um excelente educador não é um
ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e
sensibilidade para aprender. P. 17
Os pais que vivem em função de
dar presentes para seus filhos são lembrados por um momento. Os pais que se preocupam
em dar a su história aos filhos se tornem inesquecíveis. P.21
A individualidade deve existir,
pois ela é o alicerce da identidade da personalidade. Não há homogeneidade no
processo de aprender e no desenvolvimento das crianças (Vigotsky, 1987). Não há
duas pessoas iguais no universo. Mas o individualismo é prejudicial. Uma
pessoal individualista quer que o mundo gire em torno de sua órbita, sua
satisfação está em primeiro lugar, mesmo se isso implicar o sofrimento dos
outros. P. 25
Surpreender os filhos é dizer
coisas que eles não esperam, reagir de modo diferente diante dos erros, superar
as suas expectativas. P. 35
Infelizes dos pais que não
conseguem aprender com seus filhos e corrigir suas rotas. Infelizes dos
professores que não conseguem aprender com seus alunos e renovar suas
ferramentas. A vida é uma grande escola que pouco ensina para quem não sabe
ler. P. 53
Eduque a emoção com inteligência.
E o que é educar a emoção? É estimular o aluno a pensar antes de reagir, a não
ter medo, de ser líder de si mesmo, autor da sua história, a saber filtrar os
estímulos estressantes e a trabalhar não apenas com fatos lógicos e problemas
concretos, mas também com as contradições da vida. P. 66
Os professores fascinantes
objetivam que seus alunos sejam lideres de si mesmos. Proclamam de diversas
formas em sala de aula aos seus alunos: “que vocês sejam grandes
empreendedores. Se empreenderem, não tenham medo de chorar. Se chorarem,
repensem as suas vidas, mas não desistam. Dêem sempre uma nova chance a si
mesmos.” P. 80
Leve os jovens a ter
flexibilidade no trabalho e na vida, pois só não muda de idéia quem não é capaz
de produzi-la. Leve-os a extrair de cada lágrima uma lição de vida. P.81
Um vexame público paralisa a
inteligência e gera o medo de expor idéias. Estimulem os jovens a refletir.
Quem estimula a reflexão é um artesão da sabedoria. P. 87
Estimados educadores, temos de
ter em mente que os fracos condenam, os fortes compreendem, os fracos julgam,
os fortes perdoam. Mas não é possível ser forte sem perceber nossas
limitações. P. 92
Para educar, use primeiro o
silêncio e depois as idéias. P. 95
A rejeição de uma idéia negativa
poderá nos fazer escravos dela. Rejeite uma pessoa, e ela dormirá com você,
estragando seu sono. Perdoa-la fica emocionalmente mais barato. P. 106
A emoção determina a qualidade do
registro. Quanto maior o volume emocional envolvido em uma experiência, mais o
registro será privilegiado e mais chance terá de ser resgatado. P. 108
O passado é um grande alicerce
para edificarmos novas experiências, e não para vivermos em função dele. Toda
vez que vivemos em função do passado, obstruímos a inteligência e adoecemos,
como é o caso das perdas e dos ataques de pânicos não superados. P. 114
A música ambiente tem três
grandes metas. Primeiro, produzir a educação musical e emocional. Segundo,
gerar o prazer de aprender durante as aulas de matemática, física, história.
Platão sonhava com o deleite de aprender (Platão, 1985). Terceiro, aliviar o
síndrome do pensamento acelerado (SPA), pois quieta o pensamento, melhora a
concentração e assimilação de informações. A música ambiente deveria ser usada
desde a mais tenra infância na sala de casa e na sala de aula. P. 122
A sala de aula não é um exército
de pessoas caladas nem um teatro onde o professor é o único ator e os alunos,
espectadores passivos. Todos são atores da educação. A educação dever ser
participativa. Os educadores são escultores da emoção. Eduquem olhando nos
olhos, eduquem com gestos: eles falam tanto quanto as palavras. P. 125
Os professores devem superar o
vício de transmitir o conhecimento pronto, como se fossem verdades absolutas.
P. 128
Quando uma pessoa pára de
perguntar, ela pára de aprender, pára de crescer. Preciso estar alerta, me
reciclar e me esvaziar continuamente, para continuar sendo um engenheiro de
novas idéias. Um professor fascinante deve fazer pelo menos dez perguntas para
os alunos durante o tempo de uma aula. P. 130
Quando o mundo nos abandona, a
solidão é tolerável, mas quando nós mesmos nos abandonamos, a solidão é quase
insuportável. P. 131
Educar é contar histórias. Contar
histórias é transformar a vida na brincadeira mais séria da sociedade.
Precisamos contar mais histórias. Os pais precisam ensinar a seus filhos,
criando histórias. Os professores precisam contar histórias para ensinar as
matérias com o tempero da alegria e, às vezes, das lágrimas. P. 132
Professores e alunos dividem o
espaço de uma sala, mas não se conhecem.
Os computadores podem informar os
alunos, mas apenas os professores são capazes de formá-los. Somente eles podem
estimular a criatividade, a superação de conflitos, o encanto pela existência,
a educação para a paz, para o consumo, para o exercício dos direitos humanos.
P.139
Um professor influencia mais a
personalidade dos alunos pelo que é do que pelo que sabe. P.140
Não há jovens problemáticos, mas
jovens que estão passando por problemas.
Não permita em hipótese alguma
que os alunos chamem seus colegas de “baleia” ou e”elefante” por serem obesos.
Discriminação é um câncer, uma mácula que sempre manchou nossa história. P. 145
Se os jovens não aprenderem a
gerenciar seus pensamentos, serão um barco sem leme, marionetes dos seus
problemas. A tarefa mais importante da educação é transformar o ser humano em
líder de si mesmo, líder dos seus pensamentos e emoções. P. 148
O ser humano tem tendência de ser
carrasco de si mesmo. Nossos piores inimigos estão dentro de nós. Só nós mesmos
podemos nos impedir de sermos felizes e saudáveis. P. 149
Os professores são cozinheiros do
conhecimento, mas preparam o alimento para uma platéia sem apetite. Seus alunos
têm anorexia intelectual. P. 154
A escola dos meus sonhos une a
seriedade de um executivo à alegria de um palhaço, força da lógica à singeleza
do amor. Nela, os professores e os alunos escrevem uma belíssima história, são
jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de sonhos. P. 155
A família dos meus sonhos é
aquela em que os pais e filhos têm coragem de dizer um para o outro: “Eu te
amo”, “eu exagerei”, “desculpem-me”, “vocês são importantes para mim”. Na
família dos meus sonhos não há heróis nem gigantes, mas amigos. Amigos que
sonham, amam e choram juntos. P. 155
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